segunda-feira, 13 de junho de 2011


O 3º Espaço Cênico – Festival Estudantil de Teatro, coordenado pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec, acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho no Teatro Municipal Múcio de Castro.

E terá como espetáculo de abertura, no dia 14, no Teatro Municipal Múcio de Castro a partir das 20h a peça Bonecos de Pau da Cia. Divina Comédia de Porto Alegre, com entrada gratuita.

O Grupo de Teatro de Bonecos - A Divina Comédia apresenta seu novo espetáculo, intitulado Bonecos de Pau. Sendo a acessibilidade uma das metas da companhia, é importante ressaltar que o espetáculo poderá ser apreciado por pessoas com deficiência auditiva, assim como pelo público estrangeiro, pois as peças utilizam linguagem não verbal. A animação se estende no universo da visão, resultando num tipo de dramaturgia chamada de partitura visual.

Este espetáculo tem cenas típicas do teatro de bonecos popular nas culturas do Brasil, Itália, Inglaterra e outros países. Os temas do cotidiano incluem comédia, aventura, romance, comédia adulta, drama, tragédia, tragicomédia e questões ecológicas.


Na peça, são utilizadas as técnicas de Bonecos de Vara (típicos da Sicília, no sul da Itália, do século IX), com expressões de carrancas, provenientes dos Mamulengos (bonecos nascidos no Brasil), que conferem aos personagens movimentos rápidos e bruscos.

A forma de representação é composta por uma tapadeira, com um palco chamado retábulo, construído de madeira e tecidos coloridos, reproduzindo um palco tradicional da época das alegorias barrocas, com pano de boca, cortina romana, cenários pintados em tela e iluminação própria.

O espetáculo é composto de 09 esquetes, e os 14 bonecos se revezam em esquetes de aproximadamente 3min cada uma. Entre as esquetes acontecem intervenções de música. A peça tem o financiamento do FAC/RS - Fundo de Apoio à Cultura.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.