O projeto Mostra de Compositores  do Sul, após três edições tornou-se um dos importantes projetos musicais do  Estado. Criada em 2007, pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec, com a proposta de valorizar e divulgar a Música Popular Brasileira produzida no RS, busca a aproximação do público com os chamados  cantautores, (compositores/cantores), a Mostra aposta nos trabalhos  autorias que estão na contramão dos padrões estabelecidos pela grande  mídia, e que primam pela qualidade musical e poética.

Cada edição conta com três shows de artistas de diferentes regiões do Estado, que representam a diversidade da produção gaúcha, e ainda se apresentam artistas locais que realizam o show de abertura de cada noite. A Mostra de Compositores do Sul teve a sua primeira edição realizada no Teatro Municipal Múcio de Casto, mas as últimas edições teve o palco do Teatro do SESC como centro desse movimento musical que alcançou o número de 2.500 de expectadores em Passo Fundo/RS no decorrer de suas ações.   

A mostra já contou com a participação de compositores como Mário Falcão (Porto Alegre/RS), Otávio Segala (Santa Maria/RS), Alexandre Florez (Cachoeira do Sul/RS), Vinicius Todeschini (Caxias do  Sul/RS), Gelson Oliveira (Porto Alegre/RS), Orestes Dornelles (Porto Alegre/RS), Leonardo Ribeiro (Porto Alegre/RS). E na sua última edição contou com Gisele de Santi (Porto Alegre/RS), premiada como revelação e melhor intérprete de MPB no Prêmio Açorianos 2011. Na 3ª edição também se apresentou o compositor, intérprete e arranjador, Pedro Guerra Pimentel (Osório/RS), que participa de festivais dos gêneros Nativista e Popular, desde 1980, onde também já atuou como jurado, e venceu diversos festivais do gênero. E pela primeira vez a mostra abriu espaço para outro tipo de composição, através do saxofonista Cláudio Sander (Santa Vitória do Palma/RS) a música instrumental estreiou um novo momento na história do evento.

A Mostra de Compositores do Sul é sempre realizada no início do primeiro semestre, pois busca preencher uma lacuna dentro da agenda cultural do município oferecendo um evento de alcance estadual e com entrada gratuita. A Mostra, preocupada em realizar uma ação efetiva perante ao público distribuiu, gratuitamente, em cada noite de espetáculo, um livreto contendo informações e referências de cada artistas, seus contatos e a lista de músicas juntamente com suas letras – priorizando a produção autoral em sua totalidade. 


 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.