Com a proposta de oferecer uma estrutura para o desenvolvimento das potencialidades e  manifestações culturais existentes nas zonas periféricas da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto-  Sedec, implementou, dentro do Programação CulturAção,  o projeto Oficina nos bairros. O trabalho é direcionado para crianças, no turno inverso da escola, e para grupo de mulheres. Atualmente são oferecidas oficinas de artesanato, com a utilização de material reciclável,  musicalização, coral, percussão, e violão, nos seguintes bairros: Jaboticabal, Záchia, Vila Isabel, São Luiz Gonzaga, e  Lucas Araújo. 

Musicalização: Com duração de três meses, a oficina oferece aos alunos, os princípios básicos da música, como ritmo, melodia, harmonia, diferentes tipos de instrumentos e noções de composição. 
Percussão: Apresentar e difundir a diversidade dos ritmos brasileiros, passando pelo maracatu, frevo, samba, entre outros, é um dos objetivos do trabalho. Durante as aulas, os alunos também aprendem a construir o seu próprio instrumento com a utilização de materiais recicláveis. 
Artesanato: O material que teria o  lixo como destino ganha formas e se transforma em peças de decoração para a casa, ou para o próprio corpo. Aproveitando jornais, revistas, caixas de papelão, garrafa pet, latinhas e muita criatividade,  os objetos são reciclados e ganham novas formas. As aulas de artesanatos são oferecidas para crianças e grupos de mulheres. 
Coral: Além de incentivar a expressão, através do canto, a oficina de coral trabalha aspectos importantes como a postura corporal, respiração, ressonância, articulação, apoio (ataque ao som) e higiene vocal. 
Violão: A oficina de violão funciona no Teatro Municipal Múcio de Castro para duas turmas com 10 alunos. Com duração de três meses, o curso oferece os fundamentos básicos do instrumento. 


Visualize os bairros onde acontecem as nossas oficinas:

Visualizar Oficinas - CulturAção em um mapa maior
 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.