quarta-feira, 18 de maio de 2011


Com inspiração regional o compositor, intérprete e arranjador Pedro Guerra Pimentel faz da sua música uma bandeira de linguagem universal. Participa, desde 1980, de festivais de gênero nativista e popular refletindo sobre temas como a urbanização em contraponto ao ambiente rural e formações culturais e étnicas apoiadas por melodias contemporâneas. “Todo o compositor musicista faz melodias independentes de letras. Entretanto, acostumei-me a compor em cima de letras, sendo que o tema e a métrica me inspiram à melodia”, explica Guerra Pimentel.

O show de encerramento da 3ª Mostra dos Compositores do Sul irá trazer o resultado da finalização do seu primeiro CD, destacando as faixas: Diáspora, parceria com Ivo Ladislau e Hércules Grecco, e Negro do Saladeiro, parceria com Beto Bollo inspirada no livro “O Escravo Gaúcho” do historiador Mário Maestri.

Pedro Guerra Pimentel também já atuou como jurado na Califórnia da Canção Nativa, Reponte da Canção, Moenda da Canção, entre outros. Como músico e compositor, tem parcerias em composições com poetas como Luiz Coronel, Rodrigo Baurer, Jaime Vaz Brasil e já interpretaram suas músicas cantores como Luiz Marenco, Joca Martins, Léo Almeida, Leopoldo Rassier e Lomma. Entre os seus principais prêmios estão o 1º lugar na 14ª Sapecada da Canção Nativa de Lages, 2º lugar no 2º Minuano da Canção Nativa de Santa Maria, e 1° Lugar no 3° Rio Grande Canta Açores/2008, e na 19ª Tafona da Canção, de Osório.

Pedro Guerra Pimentel é natural de Porto Alegre, e sua música é marcada pela confluência de diferentes gêneros desde a MPB, folclore gaúcho e brasileiro, além de influências diretas de Piazzola, Airton Pimentel e Vitor Ramil. O show começa as 20h, no Teatro do SESC e a entrada é franca.

Assista a música "Quando falo de açores" vencedora do Festival RS Canta Açores com música de Pedro Guerra Pimentel e Lúcio Soares


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.