domingo, 15 de maio de 2011


Pela primeira vez a Mostra de Compositores do Sul abre espaço para outro tipo de composição, se os cantautores tem um espaço diminuto para a divulgação do seu trabalho o espaço para a música instrumental diminui ainda mais o nicho de mercado e alcance. Para estreiar esse novo momento da mostra nessa quinta-feira (19) o saxofonista e arranjador Cláudio Sander traz o show Samba Influenciado no Teatro do SESC as 20h com entrada franca.

A apresentação que tem a participação dos músicos Tonda Pecoits (piano/teclado), Everson Vargas (baixo) e César Audi (bateria) vai mostrar o repertório dos seus três CDs - com destaque para o seu último lançamento “Samba Influenciado”. Além do “Samba Influenciado” a sua discografia é composta ainda pelos discos: “Jazz do Balacobaco”, lançado em 2001 e “Gato & Sapato”, escolhido melhor disco instrumental do Prêmio Açorianos de 2005.

Sander é natural de Santa Vitória do Palma, onde se viu envolto no amplo espectro musical do extremo sul do Estado e por conseqüência originou as suas primeiras composições. Com passagem pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre o músico traduziu sua experiência teórica no contato imediato com a música popular com apresentações em teatros e bares na capital.

Buscou a sua especialização no saxofone e flauta transversal em São Paulo com Roberto Sion e hoje participa ativamente do circuito musical, atuando em grandes formações, como big-bands, e também em grupos menores, sempre em torno da música brasileira, do jazz e da salsa. Em 1993 se apresentou em Londres, no Festival de Música Latina Gran Gran Fiesta. Retornando para shows na Europa em 1999 (Espanha e França), e 2001 (França).

Paralelo ao trabalho autoral, integrou grupos importantes de Porto Alegre, como a Majestic Jazz Band e as salseiras Café y Azucar e Tonda y Combo, além de participar de gravações e shows com inúmeros outros artistas. Realiza show com o grupo franco-brasileiro Amazônia em 2003 durante o III Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre. Cláudio Sander também tocou no 17º Festival Jazz em Lima, no Peru, em 2007, ao lado de Leonardo Ribeiro e Giovani Berti, na condição de único grupo brasileiro participante do evento. E recebeu o troféu de Melhor Instrumentista por duas vezes no Festival Musicanto (Santa Rosa-RS), nas edições de 2007 e 2009.

Cláudio Sander traz à Mostra um show abençoado por clássicos de Tom Jobim, Roberto Menescal e Johnny Alf - além de suas parcerias com os músicos Leonardo Ribeiro, que participou da segunda edição da mostra, e de Wilson Meireles e Hamleto Stamato. A Mostra dos Compositores do Sul é uma realização da Secretaria de Desporto e Cultura e ainda terá as apresentações de Gisele di Santi (20) e Pedro Guerra Pimentel (21) - os ingressos
estão disponíveis na SEDEC e SESC. Mais informações pelo telefone 3312.1426.

Veja um trecho do show de lançamento do disco "Samba Influenciado" realizado no Studio Clio, em Porto Alegre:

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.