segunda-feira, 14 de março de 2011

O projeto Escola de Samba Mirim Semente do Samba, coordenado pela Secretaria de Desporto e Cultura, fez o seu desfile no carnaval de rua de Passo Fundo levando 200 integrantes entre os 6 bairros que o projeto atinge.

Levando o tema Meio Ambiente e Consumismo a Semente estava dividida em 4 alas que utilizaram em suas fantasias e adereços panfletos de propagandas, papéis de presente, materiais eletrônica já sem utilidade, sacolas plásticas e papelão.

A Semente do Samba é uma ação que é apoiada em três elementos – Consciência Ambiental, Socialização e Cultura.

A inserção da cultura carnavalesca é realizada através de oficinas de percussão e musicalização – visando uma aproximação dos alunos com um dos símbolos de resistência e formação etnocultural brasileira, o samba. Mas abrangendo uma didática que revela ao aluno todos os ritmos brasileiros, suas estruturas musicais e importância.

Além disso, também são oferecidas as crianças e adolescentes oficinas de artesanato e artes, incentivando a criação artística através da utilização de materiais alternativos.

Porém o aprendizado oferecido nessas oficinas incluiu uma preocupação ambiental, onde todos os programas de aulas anexam ao cronograma a importância e o papel da reciclagem – fortificando o papel social contido na responsabilidade ambiental. Pois a oficina de percussão confecciona instrumentos através de materiais reciclados como papelão e corda, e a oficina de artes adapta outros materiais em suas criações.











Veja mais imagens do desfile em nosso Flirck

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.