O projeto Cinema no Teatro, coordenado pela Secretaria de Desporto e Cultura lança a programação 2011 em sessões especiais as 14h e as 19h30min no Teatro Municipal Múcio de Castro.
As 14h, com uma sessão focada na produção infantil do Estado, com as produções Gol a Gol, Guido e Gaspar e As férias de Lord Lucas. Completando a tarde de filmes para crianças o curta de Cássio Pereira dos Santos – A menina espantalho – expõe as transformações e a importância da leitura. Águas de Romanza retrata a busca por água na realidade nordestina com uma visão lúdica de uma menina e sua avó. Já Emília escreve um diário é um curta-metragem co-produzido durante as gravações do filme Antônia da cineasta Tata Amaral.
Para falar sobre esporte e as suas relações o roteiro de Ernesto no país do futebol traça um paralelo entre a rivalidade com um garoto argentino vivendo no Brasil em época de Copa do Mundo. E para finalizar, o poético O céu de Iracema compara o amor como um ato de brincadeira através de uma pandorga.
E a noite, a partir das 19h30min será discutida a influência dos meios de comunicação na transformação dos nossos desejos em consumo. A atualidade da discussão dos cinco curtas mostrará como o tema vem sendo tratado pelo cinema brasileiro desde os anos 70.
Como demonstra o curta A linguagem da persuasão, uma encomenda do Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) sobre a função dos meios de comunicação como forma de aperfeiçoamento profissional, que no final serviu como meio para uma reflexão crítica sobre sociedade brasileira da época.
Baseado no conto homônimo de Luis Fernando Veríssimo, O Nariz mostra a modificação do cotidiano de um funcionário de escritório depois de usar um nariz postiço.
Premiado como melhor música no Festival de Gramado de 2004 e melhor fotografia no Florianópolis Audiovisual Mercosul em 2005, Capital circulante de Ricardo Mehedff conta a história de uma luta pela sobrevivência simbolizado num carro importado, demonstrando o que seus breves proprietários fazem para possuí-lo por alguns minutos.
Em Os idiotas mesmo o diretor Allan Sieber satiriza uma agência de publicidade e os envolvimentos entre dólares, “genialidade” e esporros. Utilizando a técnica 2D de animação o curta ficou com o 3º Melhor Filme Brasileiro no 9º Anima Mundi.
E A alma do negócio discute desde a sua sinopse o valor real da publicidade – “A publicidade é a alma do negócio ou o negócio é a alma da publicidade?”. Uma comédia sobre o modo de vida “vendido” em comerciais. O debate será coordenado pela produtora cultural e professora da Faculdade de Publicidade e Propaganda Aline do Carmo.
CURTAS INFANTIS
- A MENINA ESPANTALHO
Luzia mora no campo com seus pais e o irmão. Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.
Duração: 12 min e 9 seg.
Ano: 2008
Direção: Cássio Pereira dos Santos
Elenco: Pâmela Silva, Otávio Santiago, Vinicius Ferreira e Jane Silva
Direção de Produção: Erika Persan
Direção Fotografia: Leonardo Feliciano
Prêmios: Prêmio Brasil de Cinema Infantil; Melhor Curta Juri Popular Tokyo Short Shorts; Melhor curta ficção - Divercine Montevideo; Melhor roteiro no Festival de Brasília; certificado de excelência Festival Infantil de Chicago
No sertão nordestino, uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.
Duração: 14 min e 38 seg.
Direção: Glaucia Soares e Patricia Baia
Roteiro: Patricia Baia
Elenco: Michaela Farias Alves, Leuda Bandeira e Rodger de Rogerio
- EMÍLIA ESCREVE UM DIÁRIO
Emília costumava ficar com a avó enquanto sua mãe trabalhava fora. Quando a avó morre, Emília fica sozinha cuidando dos afazeres domésticos. Para se sentir melhor, ela escreve um diário.
Duração: 3 min e 0 seg.
Direção: Tata Amaral
Roteiro: Caru Alves de Souza
Elenco: Negra Li, Sandra de Sá e Nathalye Cris
Direção Fotografia: José Roberto Eliezer
- ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL
Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino apaixonado por futebol do que morar no Brasil?
Duração: 14 min e 27 seg.
Direção: André Queiroz e Thais Bologna
Elenco: Lucas L. Kweller, Nicolas Bollini, Joaquim César, Victor Filgueiras, Jackson Oliveira, Matheus Fagundes, Andrés Nigoul, Malu Balzan
Empresa Produtora: Km 70 - Cultura, Arte e Comunicação
Produção: Luciana Pilon e Hugo Kenzo
Direção Fotografia: André Luiz de Luiz
Festivais: - 37º Festival de Cinema de Gramado; 20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; 6º Amazonas Film Festival
Prêmios: - Prêmio de Melhor Fotografia de Curta-Metragem em 35mm no 37º Festival de Cinema de Gramado
Guido e Gaspar são irmãos e vivem em um lugarejo distante da vida urbana. Eles ajudam seus pais na roça e nos afazeres de casa. Quando as férias de verão começam, surge a possibilidade de uma viagem curta até a cidade, mas só um poderá ir.
Duração: 14 min e 42 seg.
Direção: Márcio Schoenardie
Roteiro: Cristina Gomes
Elenco: No elenco a participação da atriz Arlete Cunha e dos atores mirins Vincent Paul Schrader e Arthur Quadros.
- HISTÓRIAS CURTAS – AS FÉRIAS DO LORD LUCAS
Lucas é um menino cheio de imaginação. Ele e a família vão para a praia no verão, mas nestas férias sua irmã só pensa em sair à noite e em um tal de Vítor. Lucas chega a uma conclusão lógica: ela é um vampiro.
Duração: 14 min e 51 seg.
Direção: Tatiana Nequete
Elenco: Arthur Quadros, Tuti Müller, Lurdes Eloy, Alexandre Cardoso, Simone Butelli, Celso Zanini e Amanda Ogando.
- HISTÓRIAS CURTAS – GOL A GOL
Gus é querido por todos e está indo para a faculdade. No jogo de despedida, precisará tomar uma decisão: se ganhar, sairá consagrado. Se perder, pode ajudar o irmão, Hique, a deixar de ser a chacota do colégio.
Duração: 11 min e 59 seg.
Direção: Bruno Carvalho
Elenco: Pedro Tergolina, Jorge Júnior, Ricardo Seffner, Vitória Golin e Kairo Lenz
- O CÉU DE IRACEMA
Durante uma brincadeira infantil, duas crianças descobrem o amor, sob o céu de Iracema.
Duração: 10 min e 51 seg.
Direção: Iziane Filgueiras Mascarenhas
Elenco: Cherline Pinheiro Farias Felipe Rodrigues
Prêmios: • XII CINE CEARÁ: melhor fotografia; FESTIVAL DE GRAMADO: melhor roteiro; aquisição Canal Brasil; I PARACINE : melhor música; melhor montagem
IX VITÓRIA CINEVÍDEO: melhor fotografia; VII FLORIANÓPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL: melhor filme de ficção; VII CINE-PE ( MOSTRA MULHER XX): melhor roteiro, melhor fotografia, melhor direção, melhor filme;
CONSUMO E ALIENAÇÃO
- OS IDIOTAS MESMO
Para planejar a supercampanha de lançamento de uma nova marca de cigarros, entra em ação uma equipe de publicitários. Milhares de dólares envolvidos, milhares de reuniões e muitos esporros. A genialidade e sofisticação desse glamoroso mundo habitado somente por escolhidos: a publicidade.
Duração: 12 min e 15 seg.
Ano: 2000
Gênero: Animação
Direção: Allan Sieber
Técnica de Animação Utilizada: desenho 2D
Vozes: Edu K, Paulo Betti, Maria Ribeiro, Paulo Cesar Pereio, Allan Sieber, Berna Ceppas e Denise Garcia.
Prêmios: 7 º Vitória Cine Vídeo - Menção Honrosa para Animação; 11º Festival de Cinema de Natal - Melhor Curta-metragem; 9º Anima Mundi - 3º Melhor Filme Brasileiro; HQ Mix 2002 - Melhor Curta de Animação Brasileiro; 1º Funny Comedy Film Fest – Torta na Cara de Prata categoria Animação
- CAPITAL CIRCULANTE
História da luta pela sobrevivência nas ruas do Rio de Janeiro, que tem como personagem principal um carro importado “esquentado”. Seus breves proprietários são pessoas de todas as classes sociais que fazem de tudo para possui-lo, mesmo que por alguns minutos.
Duração: 10 min e 8 seg.
Ano: 2004
Gênero: Ficção
Direção: Ricardo Mehedff
Direção de Atores: ricardo mehedff
Elenco: Ricardo Blat, Fellipe Marques, Bruce Gomlevsky, Leona Cavalli, Thelmo Fernandes, Marcos Caruso e Flávio Bauraqui
Prêmios: Melhor direção no Brazilian Film Festival of Miami 2005; Melhor Música no Festival de Gramado 2004; Melhor Fotografia no FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul 2005; Melhor Música no FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul 2005
Melhor direção no Festival Amazonas Filmes 2004
- O NARIZ
Arlindo, funcionário de um escritório, um dia resolve usar um nariz postiço e assim modifica o cotidiano de casa, do trabalho e da relação com os amigos
Duração: 10 min e 59 seg.
Ano: 1988
Gênero: Ficção
Cor: Colorido
Direção: Eliane Caffé
Elenco: Carlos Gregório, Alexandra Golik, Roney Facchini, Póca Marques, Jéssica Scheffer, Denoy de Oliveira, Júlio Calasso
Direção Fotografia: Valdemar Tomaz
Prêmios: Melhor Curta-metragem em 1989 no Festival Internacional de Cinema de Oberhausen, Alemanha, pelo Júri da Cinemateca da Juventude / Melhor curta-metragem de ficção em 1988 na XII Jornada Internacional de Cinema da Bahia e na XI Jornada de Cinema e Vídeo no Maranhão - Prêmio de melhor ator para Carlos Gregório.
- A ALMA DO NEGÓCIO
A publicidade é a alma do negócio ou o negócio é a alma da publicidade?
Duração: 8 min e 22 seg.
Gênero: Ficção
Direção: José Roberto Torero
Elenco: Carlos Mariano Renata Guimarães
Prêmio do Público no Festival de Curitiba/97
Participação nos Festivais de Santiago/96, Havana/96, Rotterdam/97, Fribourg/97, Arcipelago (Itália)/97, Montreal/97, Palm Spring/97, Drama/97, IMPUT/97
- LINGUAGEM DA PERSUASÃO
Filme originalmente encomendado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) sobre a função dos meios de comunicação como forma de aperfeiçoamento profissional. O documentário subverte o seu objetivo inicial e propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade brasileira dos anos 1970.
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Duração: 11 min e 27 seg.Ano: 1970
Gênero: Documentário
Roteiro: José Carlos Avellar
Narração: Ferreira Gullar
Direção Fotografia: Pedro de Moraes
0 comentários:
Postar um comentário