quinta-feira, 13 de maio de 2010

Grande homenageado do 2º Espaço Cênico – Festival Estudantil de Teatro, Paulo Giongo foi responsável do grupo de teatro mais duradouro de Passo Fundo. Criado na década de 60, Delorges Caminha, nome em homenagem ao galã do teatro e do cinema nacional, cujo o pai, Geolar Caminha, residia no bairro Boqueirão, em Passo Fundo, montou quase 80 peças durante 35 anos de atividade ininterruptas. A primeira delas, “Sinhá Moça Chorou” encenada no histórico Cine Real, extinto a mais de 20 ano, contou com a presença surpreendente do próprio Delorges, acompanhado da atriz Henrite Morinau.

Liderados por Paulo Giongo o grupo de jovens buscou inspiração nas companhias de teatro que viajavam do Rio de Janeiro ou São Paulo de trem para se apresentar na cidade. O trabalho do Delorges cruzou fronteiras e ganhou os palcos de São Paulo e Brasília. O elenco era formado por aproximadamente 40 pessoas, entre médicos, professores, advogados, farmacêuticos e pintores. A maioria dividia o tempo entre trabalho, 3 horas diárias de ensaio no salão de um colégio da cidade e as viagens no final de semana.

Para manter a estrutura, como figurino, cenário e viagens o Delorges usufruía apenas do dinheiro arrecadado nas bilheterias, além da comercialização de anúncios para o folder que trazia informações sobre a peça e o apoio de algumas empresas. “Era um teatro amador nesse sentido. Não havia a possibilidade de sobreviver apenas dos palcos. Fazíamos por amor a arte. Levávamos o Delorges e o nome da cidade para vários lugares do Brasil”, lembra Paulo Giongo, que dirigiu a maioria dos trabalhos. Além de diretor, Giongo atuou muito como ator e não esquece de algumas histórias daquela época. “Havia muitas situações inusitadas. Em Carazinho, por exemplo, faltando cerca de 20 minutos para iniciar a apresentação, o ator Gildo Flores caiu do alçapão e bateu a cabeça. Ele acabou levado ao hospital e ficou em observação. Como eu sabia todas as falas dele, não tive alternativa a não ser subir no palco”, recorda com emoção.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.