sexta-feira, 12 de novembro de 2010


A Goio-en Vídeo inicia programação de encerramento de 2010 privilegiando o retrospecto da cultura audiovisual. Nos próximos dias 17 e 18 de novembro Passo Fundo terá a oportunidade de ver o melhor da produção documental, o trabalho autoral de um mestre do cinema e a força do cinema nacional representado por um fenômeno de bilheteria.

Terra deu, terra come de Rodrigo Siqueira, O Garoto de Charles Chaplin e Chico Xavier de Daniel Filho reforçam as características da mostra, que em sua terceira edição busca o acesso à cultura e a liberdade para os gêneros audiovisuais e seus autores. O calendário escolhido para o encerramento da atividade promovida pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec quer ampliar, democraticamente, a função do cinema e os meios de mobilização e representação que ele produz.

Para quem gosta de cinema a próxima semana terá no Teatro Municipal Múcio de Castro a exibição do documentário Terra deu, terra come na quarta-feira (17), às 19h30min. E na quinta-feira (18) na Praça Ernesto Tochetto, dentro do projeto Circo Sarau Brasil, acontece a exibição dos filmes Chico Xavier e O Garoto, a partir das 19h30min.

Circo Sarau Brasil na Praça Tochetto

O espaço plural da Praça Ernesto Tochetto sempre esteve carregada nas imagens e no desenvolvimento da Goio-en Vídeo – Mostra Audiovisual de Passo Fundo. E neste ano, a sessão especial de encerramento acontece no dia 18, a partir das 19h30min.

Através do programa Circo Sarau Brasil abre um telão de 14mx9m na quadra esportiva da Tochetto para a exibição gratuita dos filmes: O Garoto, e Chico Xavier. O projeto, que desde 2006 já visitou 250 municípios em 18 estados, chega em Passo Fundo para completar o calendário da Goio-en Vídeo em 2010.

O Circo Sarau 2010 é patrocinado pela Petrobras e realizado pela Arte Brasil, empresa mineira que atua no mercado há sete anos, prestando serviço de consultoria de patrocínio, produção cultural e relacionamento estratégico com a sociedade. A Petrobras, maior patrocinadora da cultura brasileira, criou em 2003 o Programa Petrobras Cultural (PPC), abordando a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações e segmentos.

Considerado uns dos criadores da linguagem cinematográfica Charles Chaplin construiu um legado que influencia até hoje pela forma e exposição de suas histórias. E a comédia dramática O Garoto (1921) conta a história de um bebê que é abandonado pela mãe que não tem condições de criá-lo e que é encontrado e criado pelo vagabundo. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, bolando diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu sustento.

Na mesma noite a iniciação do cinema mundial e a afirmação do cinema nacional se encontraram. Com o filme Chico Xavier, uma das maiores bilheterias de 2010 que com apenas seis semanas em cartaz arrecadou R$28,1 milhões, se traduz a fidelidade do público brasileiro em ver ídolos montados pelo cinema, assim foi como foi Lula – filho do Brasil, Dois Filhos de Francisco, entre outros.

O filme de Daniel Filho é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.

Realidade performática – Terra Deu Terra Come

Grande vencedor do festival É Tudo Verdade 2010, Terra Deu, Terra Come traz ao espectador um filme de linguagem ao mesmo tempo simples e encantadora, que harmoniza forma e conteúdo com muita sensibilidade.

O documentário de Rodrigo Siqueira não expõe o que é verdade ou representação, fato ou invenção. Pedro de Alexina, que mora no Quartel do Indaiá, comunidade de garimpeiros na região de Diamantina, Minas Gerais, é um senhor octagenário e guardião das antigas tradições que os africanos trouxeram para a região no século XVIII.

Seu Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, cantos em dialeto “banguela” que eram usados no trabalho nas minas de ouro e diamante e também nos rituais fúnebres. Como uma das características principais dos vissungos destaca-se o fato de serem cantados em dialeto que mistura o português à língua banguela (ou benguela), e a uma fusão de outras línguas africanas também de matriz banto, correntes entre os escravos que garimpavam na região de Diamantina. O protagonista de Terra Deu… é o último cantador dos vissungos sanjoanenses (de São João da Chapada). Aos 81 anos, garimpeiro e trabalhador rural, Seu Pedro ainda guarda na memória alguns dos cantos que aprendeu na infância e quando trabalhava nas “faisqueiras” – como eram conhecidos os garimpos manuais.

Em ação articulada com a UNESCO, parceira do filme, a documentação audiovisual dos vissungos em Terra Deu… configura-se como iniciativa decisiva para o desenvolvimento das subsequentes ações de preservação da tradição oral afro-mineira.

Premiado como Melhor Filme da Mostra Panorâmica no Festival de Cinema de Gramado desse ano, traz a ambigüidade, a dúvida, a verdade, a invenção e a auto-representação de seu protagonista. Cineasta e personagem juntos se tornam cúmplices e se engajam em um jogo de fazer cinema, uma partilha, uma conversa, um duelo, uma encenação.

Outro diferencial do filme está na sua estratégia de distribuição, tradicionalmente, os documentários brasileiros são lançados com pouquíssimas cópias e têm grande dificuldade de alcançar o público. Terra Deu… incorpora à sua estratégia de distribuição um parque exibidor alternativo que tem larga escala e capilaridade nas capitais no interior do país. Então a parceria entre VideoFilmes, 7Estrelo Filmes com o Programa Cine Mais Cultura – do MinC alcançará mais de 800 pontos em todo o país. Passo Fundo que é conveniado através do programa “Cinema no Teatro”, coordenado pela Sedec, se torna referência para os próximos lançamentos nacionais num circuito não-comercial que se forma em oposição aos 8% de salas comerciais espalhados pelo território nacional, onde a uma reduzida exibição das produções brasileiras.

Pela temática de preservação da cultura negra a sessão terá sua estreia em Passo Fundo na Semana da Consciência Negra, no dia 17, às 19h30min no Teatro Municipal Múcio de Castro.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.