segunda-feira, 8 de novembro de 2010


A Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec, com apoio da Beterraba Filmes apresenta nos dias 10 e 11 de novembro, no Teatro Municipal Múcio de Castro, o filme Em Teu Nome, que conta a história real do passo-fundense João Carlos Bona Garcia. A exibição faz parte da programação da Goio-en Mostra Audiovisual.

A produção se utiliza da época da ditadura militar para refletir sobre as transformações vividas pelas pessoas nessa época conturbada. Com um tratamento humanista no roteiro, o filme foge do desgaste que essa temática tem sofrido na cinematografia brasileira, dando outro tratamento à década de 70 e seus acontecimentos.

A história pessoal de Bona, que ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideiais das revoluções Russa e Cubana, serve para compreender uma época recente do Brasil e da América Latina através de um personagem poético que busca responder as dúvidas pessoais espelhado no momento difícil do país.

O diretor Paulo Nascimento dirigiu os longametragens “Diário de um Novo Mundo” (vencedor dos Kikitos de Melhor Roteiro e Filme do Júri Popular em 2005), “Valsa para Bruno Stein” (Kikito de Melhor Atriz para Ingra Liberato em 2007) e o infantil A Casa Verde. E com “Em teu nome” participou do 17º Raindance Film Festival (Londres) e da mostra competitiva do Amazonas Film Festival 2009, além do 37º Festival de Cinema de Gramado onde conquistou os kikitos de: Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Música e Prêmio especial do júri.

Em teu nome foi filmado em locações no Brasil, Chile, Marrocos e França e terá sessões gratuitas na próxima semana, às 19h30min no Teatro Municipal Múcio de Castro. As senhas podem ser retiradas na Sedec.

A 3ª Goio-en Vídeo ainda realiza também no dia 17 de novembro a exibição do documentário vencedor do Festival É Tudo Verdade 2010 – “Terra deu, terra come” de Rodrigo Siqueira. O encerramento da mostra acontece no dia 18 de novembro na Praça Ernesto Tochetto com exibição dos filmes “O Garoto” de Charles Chaplin e “Chico Xavier” de Daniel Filho, através do projeto Circo Sarau 2010, uma produção da Arte Brasil, com patrocínio da Petrobras.




Sinopse: No início dos anos 70 o Brasil vivia o endurecimento da ditadura militar. A sociedade se organizava e resistia das mais variadas maneiras. Alguns grupos políticos optaram pela luta armada para enfrentar o regime.

Partindo deste contexto, EM TEU NOME... conta a história de Boni, um estudante de engenharia de origem humilde, que adere a luta armada, mas carrega dúvidas e medos sobre se este seria realmente o melhor caminho.

Boni teme pela família, pela namorada e pelo futuro, que parece mais incerto a cada dia.

Como tantos, é preso, torturado e banido do país, ao ser trocado pelo embaixador suíço no chamado Grupo dos 70.

No exílio no Chile, ao lado da companheira Cecília, passa a compreender a sociedade de outra maneira. Começa a trabalhar e a conviver com o povo chileno, percebendo que “para mudar a realidade é preciso primeiro entendê-la”.

O golpe militar derruba Allende e transforma a vida novamente. Com Cecília e o filho Rodrigo (que nasceu no Chile), Boni parte para a Argélia (onde nasce mais um filho – Luciano) e posteriormente para Paris, onde é escolhido presidente do Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia. Volta ao Brasil, nove anos depois de ter sido banido, com outra dimensão do mundo.

EM TEU NOME... fala sobre o aprendizado, a transformação pela qual as pessoas e o país passaram nos anos de exceção no Brasil.

Mais informações: www.emteunome.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.