terça-feira, 26 de abril de 2011


O programa Cinema no Teatro, coordenado pela Secretaria de Desporto e Cultura realiza nessa quinta-feira (28) uma série de curtas-metragens que interpretam os problemas e consequências da urbanização no perfil de seus moradores. A sessão acontece no Teatro Múcio de Castro, a partir das 19h30min e a entrada é gratuita.

Utilizando do cenário de diferentes cidades brasileiras expõe personalidades que, de alguma maneira, marcam de forma indelével nossa cultura urbana. Do famoso profeta carioca Gentileza (Por gentileza) na incorporação vivida pelo diretor Dado Amaral, a um travesti do interior da Paraíba (Paola - Direção: Eduardo Chaves), temos contato com histórias que, quando ficção, nos impressionam por seu realismo e, quando documentário, nos deixam perplexos por sua singularidade. Alguns se tornam lendas urbanas e todos – mesmo o popular trambiqueiro e sua vítima – se destacam pela conduta totalmente fora do esperado no filme Truques, xaropes e outros artigos de confiança de Eduardo Goldenstein, melhor filme no Festival do Cinema Brasileiro em Paris. Outro curta mostra os personagens vivendo na corda bamba e, ao desafiarem as leis da “realidade”, exorcizam os sentimentos tácitos e recalcados de nossa alma urbana ( Na corda bamba - Direção: Marcos Buccini).

E o filme de Marcelo Díaz retrata o amor à arte por um mecânico de Brasília que abre a sua oficina para encenações e ensaios onde se confundem peças mecânicas e teatrais, Oficina perdiz foi vencedor da 12ª Mostra do Filme Etnográfico em 2007 e foi considerado o Melhor Curta 35mm do 39º Festival de Brasília em 2006. Assista uma parte do curta que será exibido nessa quinta (28):


- Lurdinha, a vendedora de ilusões

Direção: Cesar Cavalcanti. Duração: 26min.

Sinopse: Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Lurdinha, uma mulher de aproximadamente 40 anos, vestida elegantemente, vende bilhetes de loteria no centro da cidade. Uma abordagem poética conduzida pelos relatos do cotidiano de Bernardo Soares, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato.


- Na corda bamba

Direção: Marcos Buccini. Duração: 5min.

Sinopse: Uma pequena fábula sobre a frieza da vida moderna e a tentativa de se manter a alegria.


- Oficina perdiz

Direção: Marcelo Díaz. Duração: 20min.

Sinopse: Entre os Blocos C e D. Área pública. Brasília-DF. Perdiz e a Oficina. Entre peças mecânicas e teatrais.


- Paola

Direção: Eduardo Chaves. Duração: 18min.

Sinopse: O filme trata do cotidiano de José Bento dos Santos, que na realidade é Paola, um rapaz de 21 anos. O que Paola tem de diferente dos outros habitantes da cidade é que –“...ele só conversa coisa de mulher...”, nas palavras de Sonia-agricultora e sua vizinha.


- Por gentileza

Direção: Dado Amaral. Duração: 14min.

Sinopse: Documentário sobre uma experiência: diretor incorpora seu personagem, o Profeta Gentileza, e vai para a rua interagir com as pessoas. O “lado B” da cidade, espaço de atuação de um dos personagens mais marcantes do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza.


- Truques, xaropes e outros artigos de confiança

Direção: Eduardo Goldenstein. Duração: 16min.

Sinopse: No Lago da Carioca, centro do Rio, um encontro de um vendedor de bonecos, um mágico e um vendedor de xaropes levanta a questão da confiança entre os homens.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.