quinta-feira, 22 de julho de 2010


A Goio-en Vídeo – Mostra Audiovisual de Passo Fundo inicia suas atividades trazendo a Passo Fundo a mostra Vídeo Índio Brasil. A 3ª edição da Goio-en Vídeo terá um calendário com sessões e debates até o final do ano, com parcerias e ações que visam fortificar a cena audiovisual de Passo Fundo e região.

O projeto inicia com exibições do Vídeo Índio Brasil, uma ação integrada do Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultura e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. A mostra tem como tema “A imagem dos Povos Indígenas no século XXI” e tem produções falando sobre índios ou feitas por índios.

Essa mostra nacional ocorrerá em 101 cidades, e busca fortalecer e difundir a cultura indígena por meio do audiovisual. Em edições anteriores, o Vídeo Índio Brasil mostrou que o recurso audiovisual constitui um instrumento cada vez mais importante para revelar a identidade e as tradições das populações indígenas, visando um melhor conhecimento do patrimônio cultural indígena.

O Vídeo Índio Brasil acontecerá em Passo Fundo do dia 02 até o dia 06 de agosto no Teatro Municipal Múcio de Castro, e tem o apoio da FUNAI – Passo Fundo. Essa realização da Secretaria de Desporto e Cultura, através da Goio-en Vídeo faz parte das comemorações dos 153 anos de Passo Fundo. A entrada é franca.

Veja os horários das sessões e as sinopses dos filmes que serão exibidos:

02 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA - 10h

- Kuhi ikugü, os Kuikuro se apresentam

Direção: Coletivo Kuikuro de Cinema / Vídeo nas Aldeias / 2007 / 7 min. / MT - Kuikuro / Livre

Sinopse: Os Kuikuro apresentam sua história, desde seus antepassados, passando pelos conflitos com os brancos até as mudanças de suas vidas no mundo contemporâneo.

- Pi’õnhitsi, mulheres Xavante sem nome

Direção: Divino Tserewahú/ Vídeo nas Aldeias/ 2009/ 56 min./ MT - Xavante/ Livre

Sinopse: Desde 2002, Divino Tserewahú tenta produzir um filme sobre o ritual de iniciação feminino, que já não se pratica em nenhuma outra aldeia Xavante, mas desde o começo das filmagens todas as tentativas foram interrompidas. No filme, jovens e velhos debatem sobre as dificuldades e resistências para a realização desta festa.

03 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA - 19h

- Pajerama

Direção: Leonardo Cadaval / 2008 / 9 min. / SP - Animação / Livre

Sinopse: Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, que revelam mistérios de tempo e espaço.

Porahey

Direção: Alunos da Oficina do projeto Ava Marandu / 2010 / 27'33'' / MS – Guarani / Livre

Sinopse: Registro sensível de histórias, sons e maneiras de fazer que alimentam o imaginário e cotidiano de um povo. Em outras palavras, são recortes do “universo” dos Guarani da aldeia Te'ýikue .

Imbé gikegü - cheiro de pequi

Direção: Tarumã e Maricá Kuikuro / Vídeo nas Aldeias / 2006 / 36min. / MT - Kuikuro / Livre

Sinopse: É tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estação seca está chegando ao fim. O cheiro de chão molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se não fosse por uma morte, o pequi talvez jamais fosse real. Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.

04 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA - 14h

- Mokoi tekoá petei jeguatá - duas aldeias, uma caminhada

Direção: Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites / Vídeo nas Aldeias / 2008 / 63min. / RS - Guarani-Mbya / Livre

Sinopse: Sem matas para caçar e sem terras para plantar, os Mbya-Guaran dependem da venda do seu artesanato para sobreviver. Três jovens Guaran acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje.

06 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA – 10h

- Indígenas digitais

Direção: Sebastian Gerlic / 2010 / 26 min. / BA - Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA), Kariri-Xocó (AL), a Pankararu (PE), Potiguara (PB), Makuxi (RR) e Bakairi (MT) / Livre

Sinopse: Representantes de várias etnias relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.

- A gente luta, mas come fruta

Vídeo nas Aldeias (PE) / 2006 / 40min. / AC - Ashaninka / Livre Diretor: Valdete Pinhanta e Issac Pinhanta

Sinopse: O manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka da aldeia APIWTXA no rio Amônia, Acre. No filme eles registram, por um lado, seu trabalho para recuperar os recursos da sua reserva e repovoar seus rios e suas matas com espécies nativas, e por outro, sua luta contra os madeireiros que invadem sua área na fronteira com o Peru.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.