terça-feira, 5 de julho de 2011


A Goio-en Vídeo inicia suas atividades com a parceria entre Fundacine e o projeto RodaCine. A Mostra Audiovisual de Passo Fundo, através da Secretaria de Desporto e Cultura, incentiva a produção cinematográfica regional e as formas de expressão através de diferentes gêneros. A sessão especial de abertura acontece na Escola Estadual Antonino Xavier nessa terça-feira (5) as 20h com o filme Antes que o Mundo Acabe – a entrada é gratuita.


Indo para a sua quarta edição a Goio-en Vídeo busca a sua afirmação no cenário estadual objetivando as características estabelecidas desde a sua primeira edição. Ou seja, ser uma mostra livre sem competição, preservando a essência de uma atividade baseada na abertura de um espaço democrático para produtores iniciantes.


E para a abertura a Goio-en Vídeo realiza a exibição do longa-metragem Antes que o Mundo Acabe dirigido por Ana Luiza Azevedo, uma das últimas produções da Casa de Cinema de Porto Alegre. Melhor Filme da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Prêmio Itamaraty, Melhor filme juvenil da 15º SCHLINGEL - Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens - Chemnitz, Alemanha, e considerado o Melhor filme brasileiro de 2010 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, reconstrói o universo adolescente e sua recorrente fonte de indagações.


Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.


O projeto RodaCine é considerado uma das mais importantes iniciativas de democratização do acesso à produção cinematográfica nacional e de descentralização da exibição. Seu objetivo principal é promover sessões gratuitas de cinema brasileiro em municípios gaúchos do interior e da região metropolitana de Porto Alegre que não possuam salas de exibição comercial.


As sessões geralmente ocorrem ao ar livre ou em ginásios, escolas, centros comunitários, paróquias ou outros locais disponíveis. Dentro de sua programação, são exibidos filmes de curta e longa-metragem, procurando agradar a todos os gostos: comédias, dramas, animações, infantis e documentários. Em cada uma das temporadas, procura atender ao calendário cultural e escolar das localidades que visita, adequando os filmes aos eixos: volta às aulas, inverno, verão e calendário de eventos regionais.


Ao longo de seus dez anos de existência, o projeto já realizou mais de 1.115 exibições, cerca de 464.566 espectadores, com uma média de público de 416 pessoas por sessão e cerca de 714 municípios beneficiados. Além disso, foram exibidos mais de 30 filmes nacionais, entre eles: Bendito Fruto, Concerto Campestre, Netto Perde sua Alma, Houve Uma Vez Dois Verões, O Homem Que Copiava, Cavaleiro Jorge, Natal do Burrinho e Tapete Vermelho.


Exibição Local

Programada para o mês de outubro a sessão com filmes locais já está com as inscrições abertas. Outras informações pelo telefone 3312.1426 ou pelo email: cultura@pmpf.rs.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.