sexta-feira, 28 de maio de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
A Secretaria de Desporto e Cultura - Sedec promove nesta quarta-feira, em parceria com o SESC numa competição dentro do Dia do Desafio. Quarta-feira, 26, terá atividades físicas promovendo e incentivando um duelo com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli com uma programação que inicia na meia noite dessa quarta.
Serão diversas atividades espalhadas por Passo Fundo, confira e programe-se para se desafiar:
- A partir das 8 horas, funcionários da Prefeitura Municipal farão exercícios físicos no Ginásio Maggi de Césaro, com duração de 15 minutos, o que também irá ajudar na pontuação.
- Vigilião do Dia do Desafio: Campeonato de futsal entre as igrejas de Passo Fundo, com previsão de 8 equipes de participantes;
- Invasão do Comércio: estudantes de educação física e fisioterapia visitarão mais de 200 lojas, onde terão atividades físicas de 15 minutos;
- Lazer na Praça Tochetto: aulas de diversas modalidades como capoeira, boxe, apresentações artísticas, das 8h às 21 horas.
- Atividades de auto-organização: várias empresas irão participar de rapel, aulões, paradas, caminhadas, etc, das 8h às 21 horas;
- Atividade física no Senac: exercícios físicos entre alunos da Educação Física, Fisioterapia e alunos do Senac, durante a manhã e a tarde;
- Evacuação do prédio do IE: bombeiros realizarão uma evacuação no prédio, as 15 horas;
- Tirolesa de 64 metros, no campo de futebol 7 da UPF: alunos da Educação Física participam da tirolesa, as 8h30min.
- Arrastão da atividade física no Jaboticabal: alunos do projeto Núcleo Jovem do Esporte farão uma caminhada com visitação à estabelecimentos comerciais, propondo atividades físicas, das 13h30 às 19 horas.
- Rapel com deficientes visuais: atividade organizada pela empresa Guarani dos Pampas, onde deficientes visuais da APACE, farão rapel em um prédio no centro da cidade. A empresa participa do Programa Aventura Segura, do governo federal, com instrutores capacitados e equipamentos certificados, as 15 horas.
- Arvorismo: atividades de aventura nas copas das árvores, no Caixeiral Campestre, as 10 horas.
- 12 horas de ginástica: a Academia Corpo e Saúde promove atividades durante todo o dia para alunos e está aberta ao público.
- Loteamento Manoel Corralo: caminhada pelo bairro, limpeza das ruas e verificação das árvores que foram plantadas no Dia do Desafio do ano passado, das 14h às 15h30 min.
- Pedal da Noite: o grupo Pedal da Noite fará uma pedalada, passando pela Praça Tochetto, que é o QG do Dia do Desafio.
- Aulão de Capoeira:uma equipe de 20 capoeiristas fará uma apresentação na faculdade Anhanguera, às 19h10 min.
- Ginástica no Notre Dame: 15 minutos de ginástica, às 9h50, 13h30 e 16 horas.
- Ginástica na Embrapa: atividades às 16h e 16h15 min.
- Ginástica na Farmácia São João: as 8 horas
- Ginástica na Sponchiado: as 9 horas
- Ginástica na CVI Refrigerantes: as 8 horas
quinta-feira, 20 de maio de 2010
17h30min - Grupo de Dança do Colégio Protásio Alves
17h45min - Grupo de Dança da Escola Círculo Operário
18h – Street Dance da Baillar Centro de Danças
18h10min – Invernadas Pré-mirim, Mirim e Juvenil do Grupo Tebanos do Igaí
18h30min – Ato de lançamento do programa “Arte e Lazer na Praça”
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Sedec realiza 2º Espaço Cênico Festival Estudantil de Teatro
Estão abertas as inscrições para o 2º Espaço Cênico – Festival Estudantil de Teatro. Organizado pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec, o projeto acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho no Teatro Municipal Múcio de Castro.
O festival destina impulsionar o teatro estudantil em Passo Fundo com uma movimentação que abrange todas as escolas do município da rede pública e privada, podendo participar estudantes a partir da 7ª série do ensino fundamental, até o 3º ano do ensino médio. Cada escola poderá inscrever duas esquete, com duração de até 20 minutos cada. Na edição deste ano, serão premiados o melhor ator e atriz, melhor esquete. A novidade na premiação será o troféu para o melhor texto original, como forma de incentivar a escrita e a produção autoral.
Na segunda edição, o grande homenageado será o farmacêutico, advogado e ator, Paulo Giongo, um dos integrante do lendário grupo teatral Delorges Caminha. As inscrições podem ser feitas pelo portal da Prefeitura no www.pmpf.rs.gov.br , no site estão a ficha de inscrição e o regulamento. Outras informações na Sedec, pelo telefone 3312.1426. As inscrições encerram no dia 10 de junho.
Grande homenageado do 2º Espaço Cênico – Festival Estudantil de Teatro, Paulo Giongo foi responsável do grupo de teatro mais duradouro de Passo Fundo. Criado na década de 60, Delorges Caminha, nome em homenagem ao galã do teatro e do cinema nacional, cujo o pai, Geolar Caminha, residia no bairro Boqueirão, em Passo Fundo, montou quase 80 peças durante 35 anos de atividade ininterruptas. A primeira delas, “Sinhá Moça Chorou” encenada no histórico Cine Real, extinto a mais de 20 ano, contou com a presença surpreendente do próprio Delorges, acompanhado da atriz Henrite Morinau.
Liderados por Paulo Giongo o grupo de jovens buscou inspiração nas companhias de teatro que viajavam do Rio de Janeiro ou São Paulo de trem para se apresentar na cidade. O trabalho do Delorges cruzou fronteiras e ganhou os palcos de São Paulo e Brasília. O elenco era formado por aproximadamente 40 pessoas, entre médicos, professores, advogados, farmacêuticos e pintores. A maioria dividia o tempo entre trabalho, 3 horas diárias de ensaio no salão de um colégio da cidade e as viagens no final de semana.
Para manter a estrutura, como figurino, cenário e viagens o Delorges usufruía apenas do dinheiro arrecadado nas bilheterias, além da comercialização de anúncios para o folder que trazia informações sobre a peça e o apoio de algumas empresas. “Era um teatro amador nesse sentido. Não havia a possibilidade de sobreviver apenas dos palcos. Fazíamos por amor a arte. Levávamos o Delorges e o nome da cidade para vários lugares do Brasil”, lembra Paulo Giongo, que dirigiu a maioria dos trabalhos. Além de diretor, Giongo atuou muito como ator e não esquece de algumas histórias daquela época. “Havia muitas situações inusitadas. Em Carazinho, por exemplo, faltando cerca de 20 minutos para iniciar a apresentação, o ator Gildo Flores caiu do alçapão e bateu a cabeça. Ele acabou levado ao hospital e ficou em observação. Como eu sabia todas as falas dele, não tive alternativa a não ser subir no palco”, recorda com emoção.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
O Programa CulturAção é o conjunto de projetos continuados e permanentes, a médio e longo prazo, desenvolvidos com a intenção de mobilizar as entidades, artistas, e moradores de Passo Fundo, para a promoção da integração e do acesso às políticas culturais.
Realizados pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec, os projetos do CulturAção visam o fortalecimento das culturas existentes nos bairros da cidade, ampliação das experiências culturais locais, além da promoção e inclusão social, formando agentes preocupados com a democratização cultural.