terça-feira, 29 de novembro de 2011




O violinista Marcello Caminha realiza no dia 3 de dezembro o show Natal de Cordas na Praça Mal. Floriano, as 21h, na abertura da programação do Natal dos Presépios 2011, organizada pela Prefeitura Municipal, Sincomércio, Sindicato dos Contadores, Sindicato Rural, Sinduscon, ACISA,AMPIP, CDL, SHRBS, ADCE, SINCOGÊNEROS e UPF. A apresentação gratuita é uma realização do SESC, com apoio da Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec.

Marcello Caminho é natural de Bagé, e se tornou um dos músicos mais premiados do sul do Brasil, com 9 discos gravados e inúmeras viagens pelo Brasil. Além de sua carreira como músico nativista, desenvolve um trabalho com enfoque na música instrumental, trabalho que teve sua origem na gravação do cd intitulado “Estrada do sonho” (1998). Destaca-se de sua discografia ainda o disco Influência (2008), onde o músico conquistou três categorias do Prêmio Açorianos: melhor  compositor, melhor  instrumentista  regional  e melhor projeto gráfico. 



O show se originou na associação entre a sonoridade do violão com o repertório natalino e os clássicos da música gaúcha, nas suas mais variadas origens. Segundo Caminha, o Natal em Cordas tem como objetivo principal homenagear as famílias gaúchas das mais variadas etnias.

O nome Natal em Cordas surgiu da peculiaridade de serem utilizados basicamente instrumentos de corda como violão, contrabaixo e harpa, tanto no disco quanto no show. Em 2011, na sua terceira edição, o show Natal em Cordas traz a novidade do CD com o mesmo nome, e uma turnê que passará por diversas cidades do Estado. Os músicos que acompanharão Caminha no show que será apresentado em Passo Fundo são: Beatris Barbier, uma das principais harpistas do sul do Brasil, que complementa a sonoridade vinda do contrabaixo de Felipe Álvares, além de Matheus Kleber no piano e acordeon, e a percussão de Marcello Caminha Filho. No caso de chuva o espetáculo acontecerá na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

terça-feira, 1 de novembro de 2011





O setor cultural de Passo Fundo tem se conectado junto aos novos rumos que a política cultural do Estado vem se moldando. Na semana passada, com a articulação da Secretaria de Estado da Cultura, ocorreu o seminário Diversidade Cultural – Construindo o Plano Estadual de Cultura onde representações de diversos setores da cultura gaúcha puderam participar do debate sobre o plano cultural que será transformado em lei e que ainda teve a diplomação dos conselheiros passo-fundenses pelo Secretário de Cultura Luis Antônio de Assis Brasil. 

A elaboração do Plano Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul está sendo gerado desde o início do ano com encontros preparatórios – Diálogos Culturais – que foram realizados em todas as regiões do Estado. Dessas primeiras discussões direcionou os resultados para a Conferência Estadual de Cultura, realizada em Santa Maria com o objetivo de interiorizar a discussão cultural. Conferência que teve uma representação significativa dos agentes culturais de Passo Fundo, o que ocasionou na organização da 1ª Setorial Estadual de Teatro na cidade com o apoio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura - Sedec.

No seminário da última sexta-feira (21), dentro do foyer do Theatro São Pedro em Porto Alegre, a delegação de artistas locais participaram das discussões e se organizou dentro da formação dos Colegiados Setoriais de cada expressão artística. Eles auxiliarão no processo de elaboração do plano que primará às ações dos próximos dez anos na área cultural. Nos dez colegiados setoriais, instituídos pela portaria de número 32 assinada pelo secretário estadual, terão em seus quadros passo-fundenses que privilegiarão as necessidades da cidade e região.
Dentro do Colegiado Setorial Estadual de Teatro participam: Mara Cavalheiro, Iussen Seelig, Miraldi Costa, Edimar Rezende, Letícia Telles, César Scortegagna e Helen Marie Job. No Colegiado de Música participa Gerson Werlang, e no Colegiado dos Museus contará com Flávia Biondo da Silva. E ainda no Colegiado do Circo participam Elisandra Assunção e Mariana Tagliari.

Completam os colegiados setoriais: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Culturas Populares, Livro, Leitura e Literatura, Memória e Patrimônio. Para o Secretário Municipal de Desporto e Cultura Alex Necker a ação é efetiva e concreta, pois com a implementação do Plano Estadual de Cultura será garantida a continuidade das políticas culturais independentemente de mudança de governos – “Isso demonstra um avanço significativo na organização dos setores culturais de nosso estado e sem dúvida demonstra o compromisso do atual governo em incluir a contribuição de todos, com o destaque para a participação de representantes locais nesse processo”, afirmou Necker. Os Colegiados Setoriais são órgãos de assessoramento à Secretaria Estadual com a finalidade de analisar, debater e propor políticas públicas e diretrizes específicas para a Cultura. 



 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.