quarta-feira, 25 de maio de 2011


Estão abertas as inscrições para o 3º Espaço Cênico – Festival Estudantil de Teatro. Coordenado pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec, o festival acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho no Teatro Municipal Múcio de Castro.

O Espaço Cênico pretende revitalizar a movimentação estudantil diante do teatro em Passo Fundo abrangendo todas as escolas do município da rede pública e privada.

Poderão participar estudantes a partir da 7ª série do ensino fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio. Cada escola poderá inscrever duas esquetes, com duração de até 20 minutos cada. O festival premiará o melhor ator e atriz, melhor esquete e melhor texto original. Outras informações pelo telefone 3312.1426. As inscrições encerram no dia 12 de junho

Baixe a ficha de inscrição e regulamento.


Troféu Walter Portella

O Espaço Cênico tem o objetivo de incentivar as novas gerações em conhecer e se expressar através das artes cênicas. Junto disso homenageia quem já impulsionou e foi pioneiro em Passo Fundo. Depois da atriz e professora Desdêmona Aires e do ator e diretor Paulo Giongo, o festival desse ano oferecerá aos ganhadores o Troféu Walter Portella.

Walter Cândido Portella iniciou a sua carreira de ator através da experiência em Passo Fundo no teatro amador. Adaptou junto ao dramaturgo Antunes Filho a obra Macunaíma de Mário de Andrade em 1977. No ano seguinte foi um dos fundadores do grupo Pau-Brasil, atualmente conhecido por Grupo de Teatro Macunaíma.

Desde então tem se dedicado a pesquisa, através do Centro de Pesquisa Teatral, no qual vem transmitindo sua experiência por meio de cursos e workshops.

Portella percorreu mais de 110 cidades em 22 países atuando em espetáculos como: Nelson Rodrigues o Eterno Retorno, A Hora e a vez de Augusto Matraga, Xica da Silva, Antígone de Sófocles, O Casamento do Pequeno Burguês, entre outros. Além de ter no currículo a direção de doze peças direcionadas para a sua pesquisa e método.

No cinema participou de diversas produções com destaque para as direções de Ozualdo Candeias, diretor com destaque dentro do movimento Cinema Marginal, Egídio Eccio e José Mojica Marins. E em 1975 compôs o Júri do Instituto Nacional de Cinema.


quarta-feira, 18 de maio de 2011


Com inspiração regional o compositor, intérprete e arranjador Pedro Guerra Pimentel faz da sua música uma bandeira de linguagem universal. Participa, desde 1980, de festivais de gênero nativista e popular refletindo sobre temas como a urbanização em contraponto ao ambiente rural e formações culturais e étnicas apoiadas por melodias contemporâneas. “Todo o compositor musicista faz melodias independentes de letras. Entretanto, acostumei-me a compor em cima de letras, sendo que o tema e a métrica me inspiram à melodia”, explica Guerra Pimentel.

O show de encerramento da 3ª Mostra dos Compositores do Sul irá trazer o resultado da finalização do seu primeiro CD, destacando as faixas: Diáspora, parceria com Ivo Ladislau e Hércules Grecco, e Negro do Saladeiro, parceria com Beto Bollo inspirada no livro “O Escravo Gaúcho” do historiador Mário Maestri.

Pedro Guerra Pimentel também já atuou como jurado na Califórnia da Canção Nativa, Reponte da Canção, Moenda da Canção, entre outros. Como músico e compositor, tem parcerias em composições com poetas como Luiz Coronel, Rodrigo Baurer, Jaime Vaz Brasil e já interpretaram suas músicas cantores como Luiz Marenco, Joca Martins, Léo Almeida, Leopoldo Rassier e Lomma. Entre os seus principais prêmios estão o 1º lugar na 14ª Sapecada da Canção Nativa de Lages, 2º lugar no 2º Minuano da Canção Nativa de Santa Maria, e 1° Lugar no 3° Rio Grande Canta Açores/2008, e na 19ª Tafona da Canção, de Osório.

Pedro Guerra Pimentel é natural de Porto Alegre, e sua música é marcada pela confluência de diferentes gêneros desde a MPB, folclore gaúcho e brasileiro, além de influências diretas de Piazzola, Airton Pimentel e Vitor Ramil. O show começa as 20h, no Teatro do SESC e a entrada é franca.

Assista a música "Quando falo de açores" vencedora do Festival RS Canta Açores com música de Pedro Guerra Pimentel e Lúcio Soares


segunda-feira, 16 de maio de 2011


A figura da interprete sempre foi elemento estrutural na música popular brasileira, foram através dessas cantoras que temas polêmicos foram tratados com interpretações nervosas que os temas necessitavam, contrastadas com a suavidade de suas imagens e vozes. Acompanhando as conquistas da mulher moderna que se inseriram em zonas dominadas pelos homens, na música elas também começaram a ter maior controle de sua produção.

Passado alguns anos do início desse processo, hoje vemos uma cena musical em que essas autoras alcançaram uma maturidade em suas composições e já são realidade na música popular. E por nossas bandas vemos esse processo através de um repertório autoral e peculiar da cantora Gisele de Santi que em seu disco de estreia impõe sua poesia através da voz e das letras.

Em “Gisele de Santi” lançado em 2010 apresenta uma variedade de estilos musicais num passeio trilhado pela bossa nova, pelo jazz, blues e chamamé. As doze canções do disco de Gisele, que tem a produção de Gilberto Ribeiro Jr., co-produzido por Fabricio Gambogi e pós-produzido por Leo Bracht, inaugura e a candidata a ser um dos símbolos da nova geração da MPB no sul.

A diversidade musical carregada por Gisele estará no palco do Teatro do SESC no dia 20 de maio, e terá acompanhamento do guitarrista e parceiro da compositora em Chama-me - Fabrício Gambogi, e do percussionista Tuti Saqui. O show que teve lançamento em Porto Alegre no Teatro Túlio Piva, e que também teve passagem em São Paulo, vem a Passo Fundo mostrando o repertório que premiou Gisele como revelação e melhor interprete do Prêmio Açorianos 2010.


3ª Mostra dos Compositores do Sul

Teatro do SESC

20 de maio - 20h

Entrada Franca


Veja a música "Entenda", show no Teatro Túlio Piva em Porto Alegre e que teve a participação de Marcelo Delacroix .


domingo, 15 de maio de 2011


Pela primeira vez a Mostra de Compositores do Sul abre espaço para outro tipo de composição, se os cantautores tem um espaço diminuto para a divulgação do seu trabalho o espaço para a música instrumental diminui ainda mais o nicho de mercado e alcance. Para estreiar esse novo momento da mostra nessa quinta-feira (19) o saxofonista e arranjador Cláudio Sander traz o show Samba Influenciado no Teatro do SESC as 20h com entrada franca.

A apresentação que tem a participação dos músicos Tonda Pecoits (piano/teclado), Everson Vargas (baixo) e César Audi (bateria) vai mostrar o repertório dos seus três CDs - com destaque para o seu último lançamento “Samba Influenciado”. Além do “Samba Influenciado” a sua discografia é composta ainda pelos discos: “Jazz do Balacobaco”, lançado em 2001 e “Gato & Sapato”, escolhido melhor disco instrumental do Prêmio Açorianos de 2005.

Sander é natural de Santa Vitória do Palma, onde se viu envolto no amplo espectro musical do extremo sul do Estado e por conseqüência originou as suas primeiras composições. Com passagem pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre o músico traduziu sua experiência teórica no contato imediato com a música popular com apresentações em teatros e bares na capital.

Buscou a sua especialização no saxofone e flauta transversal em São Paulo com Roberto Sion e hoje participa ativamente do circuito musical, atuando em grandes formações, como big-bands, e também em grupos menores, sempre em torno da música brasileira, do jazz e da salsa. Em 1993 se apresentou em Londres, no Festival de Música Latina Gran Gran Fiesta. Retornando para shows na Europa em 1999 (Espanha e França), e 2001 (França).

Paralelo ao trabalho autoral, integrou grupos importantes de Porto Alegre, como a Majestic Jazz Band e as salseiras Café y Azucar e Tonda y Combo, além de participar de gravações e shows com inúmeros outros artistas. Realiza show com o grupo franco-brasileiro Amazônia em 2003 durante o III Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre. Cláudio Sander também tocou no 17º Festival Jazz em Lima, no Peru, em 2007, ao lado de Leonardo Ribeiro e Giovani Berti, na condição de único grupo brasileiro participante do evento. E recebeu o troféu de Melhor Instrumentista por duas vezes no Festival Musicanto (Santa Rosa-RS), nas edições de 2007 e 2009.

Cláudio Sander traz à Mostra um show abençoado por clássicos de Tom Jobim, Roberto Menescal e Johnny Alf - além de suas parcerias com os músicos Leonardo Ribeiro, que participou da segunda edição da mostra, e de Wilson Meireles e Hamleto Stamato. A Mostra dos Compositores do Sul é uma realização da Secretaria de Desporto e Cultura e ainda terá as apresentações de Gisele di Santi (20) e Pedro Guerra Pimentel (21) - os ingressos
estão disponíveis na SEDEC e SESC. Mais informações pelo telefone 3312.1426.

Veja um trecho do show de lançamento do disco "Samba Influenciado" realizado no Studio Clio, em Porto Alegre:

quinta-feira, 5 de maio de 2011


A Secretaria de Desporto e Cultura - SEDEC, em parceria com o SESC lança a programação da 3ª Mostra dos Compositores do Sul que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio no Teatro do SESC, a partir das 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na SEDEC e SESC.

O projeto Mostra dos Compositores do Sul busca a valorização da Música Popular Brasileira produzida na região Sul.

A edição 2011 diversifica os gêneros e a produção dos seus participantes, pois além dos chamados cantautores (compositores/cantores) a mostra abre espaço esse ano para a música instrumental. A 3ª edição da mostra visa um melhor diálogo entre um trabalho musical poético aprimorado com os seus admiradores.

Ao aproximar o público com essa produção autoral a mostra conduz as fontes criativas desses artistas que ficam à margem da exposição midiática e firma-se no calendário musical estadual.

Já participaram da mostra os compositores Mário Falcão (Porto Alegre), Otávio Segala (Santa Maria), Alexandre Florez (Cachoeira do Sul), Vinicius Todeschini (Caxias do Sul), Gelson Oliveira (Porto Alegre), Orestes Dornelles (Porto Alegre) e Leonardo Ribeiro (Porto Alegre).

A mostra desse ano terá as apresentações do multi-instrumentista Cláudio Sander no dia 19 de maio, no dia 20 será a vez da interprete e compositora Gisele de Santi e o compositor Pedro Guerra Pimentel encerra a mostra no dia 21.

Veja um breve histórico das atrações da 3ª Mostra dos Compositores do Sul:


19/05 - Cláudio Sander: saxofonista, clarinetista e flautista compõe o seu trabalho em torno da música popular brasileira, do jazz e da salsa. Premiado como melhor instrumentista no Musicanto de Santa Rosa em 2007 e 2009, e ganhou o Prêmio Açorianos de melhor disco instrumental em 2005 com o álbum Gato & Sapato. Em 2010 lança o disco Samba Influenciado com boa aceitação da crítica especializada

20/05 - Gisele de Santi: a jovem compositora e interprete estreia com o CD Gisele de Santi mostrando referências que passam pela bossa nova, jazz, blues e até mesmo chamamé. Premiada como revelação e melhor intérprete de MPB no Prêmio Açorianos desse ano.

21/05 - Pedro Guerra Pimentel: músico compositor, intérprete e arranjador. Participa de festivais dos gêneros Nativista e Popular, desde 1980, onde também já atuou como jurado, e venceu diversos festivais do gênero. Suas composições retratam temas urbanos, campeiros, históricos do Rio Grande do Sul e suas formações culturais e étnicas o seu primeiro CD está em fase de finalização.


 

Copyright 2010 CulturAção.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.